Preparamos esse roteiro em Punta Arenas, considerada a capital da Patagônia chilena e geralmente a porta de entrada para quem vai conhecer essa região do Chile, principalmente viajantes com destino ao Parque Torres del Paine.
Estivemos em Punta Arenas durante a nossa viagem para conhecer a Patagônia chilena e argentina, quando passamos também por Puerto Natales e El Calafate.
>> Confira aqui todos os artigos sobre a Patagônia
Além desse roteiro, também preparamos um guia completo sobre Punta Arenas, com todas as dicas de hospedagens, melhores épocas para viajar, como chegar entre outras informações.
>> Acesse aqui nosso guia completo sobre Punta Arenas
Roteiro em Punta Arenas
Você pode optar por fazer este roteiro em Punta Arenas em um ou dois dias. Se você não tiver interesse em conhecer a Isla Magdalena, que é o destaque do primeiro dia, pule direto para o segundo e conheça os principais pontos da cidade.
1º Dia:
Passeio na Isla Magdalena
As Ilhas Magdalena e Marta compreendem o Monumento Natural Los Pingüinos, que abriga a maior concentração de Pinguins de Magalhães na Patagônia. Esse é um dos principais atrativos próximo a Punta Arenas, por isso indicamos fortemente que você faça o passeio se tiver oportunidade.
>> Acesse aqui nosso artigo completo sobre o passeio na Isla Magdalena
O passeio se inicia a partir do porto de Punta Arenas, onde embarcamos em um catamarã confortável, com banheiros e 2 conveses, que tem como destino a Ilha Magdalena, a cerca de 37 km de distância. Durante a navegação podemos observar leões marinhos, golfinhos e muitas aves.
A Ilha de menos de 1 km² abriga mais de 60 mil pinguins todos os anos durante o período de reprodução das aves, entre dezembro e fevereiro. Chegando lá seguimos por um caminho demarcado de aproximadamente 800 metros até chegar ao antigo farol e desfrutar da vista da ilha e do Estreito de Magalhães. É possível observar os pinguins a uma curta distância, eles até atravessam nosso caminho às vezes, mas é estritamente proibido qualquer contato com os animais.
Uma dica importante é tentar fazer esse passeio logo no primeiro dia, pois como depende de navegação ele pode ser cancelado se as condições de tempo e mar estiverem ruins.
Mercado Municipal
(🏠 Av. del Estrecho, 1465 / ⌚ 09h00 às 20h00)
Depois do retorno da Isla Magdalena, por volta de meio dia, você pode almoçar pelo centro da cidade, são várias opções desde peixes e frutos do mar até churrasco.
Em seguida, aproveite para conhecer o Mercado Municipal, que tem várias lojas de artesanato além de uma variedade de restaurantes que vendem peixes e frutos do mar.
- Não recomendamos o almoço no Mercado Municipal, pois no centro é possível encontrar opções melhores e com preços mais em conta.
- Caso você vá a Zona Franca, deixe para comprar as lembrancinhas de viagem lá, a variedade é muito boa e os preços são menores.
Zona Franca
(🏠 Av. Presidente Manuel Bulnes, s/n. / ⌚ 11:00 – 13:00 e 15:00 – 20:00)
Para quem procura compras, uma boa opção é a Zona Franca de Punta Arenas, que consiste em várias lojas e galerias que vendem de tudo sem impostos. A área que mais interessa é o módulo central, uma espécie de shopping center que tem lojas de perfumes, bebidas, eletrônicos, materiais esportivos e uma loja de lembrancinhas (o melhor preço que encontramos na cidade).
A Zona Franca fica um pouco afastada do centro, então o ideal é pegar um taxi ou ônibus (linha 8) para chegar até lá. Nós fomos de táxi e voltamos de ônibus sem dificuldades.
Avenida Costanera
Para encerrar o dia nada melhor do que caminhar por essa longa avenida à beira-mar. Ao longo dela se estende um calçadão que tem um Cassino, alguns monumentos e píeres antigos, onde vários pássaros ficam reunidos. Na sua extensão há alguns pontos de aluguel de bicicleta. Só tenha atenção porque os ventos aqui são muito fortes e gelados, então é bom preparar aquele agasalho para não ter dificuldades.
Um dos principais monumentos da Orla é o La Goleta Ancud, que simboliza a posse do Estreito de Magalhães.
2º Dia:
Mirador Cerro de La Cruz
(⌚ Almte. Manuel Señoret, 1012)
O centro de Punta Arenas é relativamente pequeno e dá pra percorrer os principais pontos a pé com um pouco de disposição.
Iniciamos nosso roteiro no Mirador Cerro de La Cruz, que ficava bem próximo do hotel onde estávamos hospedados. Esse é o principal mirante da cidade, de onde se tem uma vista panorâmica de Punta Arenas, com suas muitas casas coloridas, do Estreito de Magalhães e ao fundo as montanhas com neve.
Depois de apreciar a vista você pode descer em direção à Plaza de Armas, são aproximadamente 10 minutos de caminhada tranquila.
Plaza de Armas Muñoz Gamero
Esta é a principal praça da cidade e fica localizada bem no centro. Nela ocorre uma feirinha de artesanato e no centro da praça está uma escultura em bronze que representa o navegador Fernão de Magalhães, na base da escultura fica a estátua do índio Aónikenk, onde diz a lenda que se o turista der um beijo em seu pé, retornará à Patagônia.
A praça é cercada por um conjunto arquitetônico histórico e importante para cidade. Dentre os prédios estão a Catedral do Sagrado Coração e o Palácio Sara Braun, que serão nossos próximos pontos de parada, além disso também se encontram a sede da Prefeitura e do Governo Regional.
Catedral de Punta Arenas (Catedral do Sagrado Coração)
(💰 Entrada grátis)
Sua construção se iniciou em 1892, em estilo jônico e com uma torre sineira renascentista de 30 metros com uma cruz no topo. Em seu interior, as cores são vibrantes e as pinturas e vitrais chamam a atenção.
Palácio Sara Braun
(⌚ 10h00 às 14h00. Sábado 10:00–12:45 e 16:00–19:30. Terça-feira fechado / 💰 $2.000 CLP)
Essa é a mansão histórica mais luxuosa da cidade, datada de 1895 e declarada como monumento nacional. O Palácio foi a casa de Sara Braun, uma mulher letã que se casou com o empresário português e pioneiro na criação de ovelhas José Nogueira. Braun contratou o arquiteto francês Numa Mayer para construir a mansão usando materiais trazidos da Europa.
O Palácio é lindo do lado externo com a fachada em estilo europeu, caracterizada por varandas elegantes, janelas de pórtico e torres e com o jardim de inverno, em estrutura metálica. Já no lado interno podemos visitar os quartos quartos adornados com obras de arte, cerâmicas e móveis de época, vindos da Europa. Dá para ter uma boa ideia da época em que as famílias ricas e extravagantes habitavam a cidade.
Hoje, a mansão é em parte um hotel, além da sede do Club de la Unión, um ponto de encontro de empresários e políticos e nela fica localizado o Restaurante La Taberna, um dos melhores locais para ir à noite na cidade.
Aproveite para almoçar na Calle Gobernador Carlos Boires ou na Libertador Bernardo O’Higgins, que tem restaurantes para todos os gostos.
Museu Regional De Magalhães
(🏠 Magallanes, 949 / ⌚ Quarta a segunda, das 10h30 às 14h00. Terça-feira fechado / 💰 Entrada grátis)
O Museu Regional de Magalhães, fica bem próximo à Plaza de Armas e foi uma das residências da família Braun Menéndez.
O acervo contém peças que enaltecem a memória da cidade, com móveis, obras de arte e objetos pessoais da família Braun, e documentos e imagens que resgatam a memória das primeiras expedições patagônicas. Além disso, possui espaços para salas de exposições temporárias.
Museo Maggiorino Borgatello
(🏠 Av. Pdte. Manuel Bulnes, 336 / ⌚ de terça a domingo, das 10h00 às12h30 e das 15h00 às 17h00 / 💰 $3.000 CLP)
Esse é o museu de história natural da cidade, que nasceu para valorizar a riqueza cultural e ecológica da região. Como um todo é bem organizado e separado por setores que contam sobre a arqueologia, história, flora e fauna da Patagônia, com utensílio, fósseis e animais petrificados.
Seguro Viagem
O Seguro Viagem não é obrigatório para entrar na Chile, mas recomendamos que você sempre contrate em todas as viagens internacionais, afinal é sempre importante ter com o que contar em caso de acidente, doença ou mesmo algum problema devido à alimentação diferente da habitual.
Utilize a SegurosPromo para comparar diversos planos e seguradoras.
Cemitério Municipal Sara Braun
(🏠 Pedro Sarmiento de Gamboa, 29 / ⌚ Segunda a quinta: das 8h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 – Sexta das 8h00 às 17h00 – Sábados, Domingos e feriados das 09h00 às 17h00 / 💰 Entrada grátis)
Terminamos com esse que é um dos pontos mais visitados da cidade. Fundado em 1894, este cemitério é realmente uma obra de arte a céu aberto, aqui você encontrará belos jardins, árvores ciprestes podadas à perfeição, capelas e mausoléus luxuosos. No cemitério estão enterradas muitas das pessoas mais ricas e famosas da cidade. Ele também tem muitas sepulturas de marinheiros e imigrantes que deixaram suas marcas na história local.
Extras
Caso você disponha de mais dias na cidade ou queira diversificar os passeios pode aproveitar alguma das indicações abaixo que ficam um pouco mais afastadas do centro de Punta Arenas.
Museu Nao Victoria
(🏠 Rota y-565 km 7,5 norte / ⌚ Segunda a domingo das 09h00 as 18h00 / 💰 Adulto $4.000 CLP e criança $1.500 CLP)
Este Museu conta com uma réplica do navio naufragado de Magalhães que fez história na região sul da Patagônia. Aqui podemos conhecer de perto como os exploradores viajavam e aprender sobre estas expedições.
Fica um pouco afastado da cidade então o ideal é ir de carro alugado ou táxi.
Reserva Nacional Magallanes
(💰 Entrada $5.000 CLP por pessoa)
A Reserva Nacional Magallanes é uma grande reserva florestal e hídrica, possui trilhas para caminhadas, locais para piquenique para recreação familiar e banheiros. Não é permitido acampar dentro da Reserva.
Você pode ir de carro ou reservar um translado com alguma agência como: Viator ou Denomades.
Club Andino
Este centro de esqui fica dentro da Reserva Nacional Magallanes, esta é uma das poucas estações de esquis do mundo com vista para o mar. Ele pode ser visitado durante todo o ano, pois também oferece atividades na primavera e no verão: trilhas de mountain bike e caminhadas. Para esquiar você deve ir entre os meses de julho e setembro e aproveitar uma de suas quatorze pistas diferentes.
Mais informações no site oficial: https://www.clubandino.cl/
Assim termina o nosso artigo… Caso tenha algum comentário ou sugestão se sinta a vontade para escrever abaixo