Quando estamos viajando pelo exterior o passaporte é o documento mais importante, porque é reconhecido internacionalmente como documento de identificação e sem ele não é possível nem retornar ao Brasil. Só quem já teve o passaporte perdido ou roubado no exterior sabe a dor de cabeça e apreensão até conseguir regularizar tudo para não ter problemas, por isso fiz este guia com o passo a passo caso isso ocorra com você.
Já tive meu passaporte roubado em San Andrés, na Colômbia, próximo ao feriado da semana santa, o que aumentou ainda mais a ansiedade sem saber se ia conseguir a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) antes da data do meu voo, mas no fim deu tudo certo e consegui embarcar de volta sem problemas. Conto a situação com mais detalhes aqui.
Cuidados Importantes Antes da Viagem
- Leve algum outro documento oficial com foto, de preferência RG e não guarde junto com o passaporte.
- Tire cópias dos seus documentos principalmente passaporte e RG, caso você precise sair com o passaporte deixe as cópias guardadas em um local seguro.
- Escaneie todos os seus documentos e deixe-os armazenados no celular, e-mail ou em um sistema on-line (Onedrive, Dropbox, Google Drive …) foi isso que me salvou quando roubaram o meu passaporte.
- Pesquise os endereços e telefones das embaixadas ou consulados mais próximos dos locais onde você vai viajar e deixe-os guardados. Consulte aqui a Rede Consular do Brasil.
Além de cobertura de despesas médico-hospitalares, alguns seguros cobrem despesas em casos de perda ou extravio de bagagens e auxílio com relação a perda ou roubo de documentos. Utilize a SegurosPromo para comparar diversos planos e seguradoras.
O Que Fazer em Caso de Perda ou Roubo do Passaporte
1. Registrar Boletim de Ocorrência
O primeiro passo é procurar uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência sendo perda ou roubo. Tente fazer isso o mais rápido possível para já dar início ao processo da emissão da Autorização de Retorno ao Brasil. Caso você tenha alguma dificuldade em encontrar uma delegacia peça ajuda no seu hotel / hospedagem.
2. Entrar em Contato com a Embaixada ou Consulado Brasileiro
Se for retornar diretamente para o Brasil
Procure a embaixada ou consulado mais próximo do local onde você está, dê preferência ao consulado, verifique os horário e dias de atendimento e vá pessoalmente com o boletim de ocorrência, outros documentos ou cópias e passagem de retorno ao Brasil. Se o consulado for em outra cidade ou você tiver mais dúvidas ligue antes em horário de expediente para confirmar tudo o que será necessário levar no dia.
O consulado emitirá gratuitamente a ARB em até 3 dias úteis, que permitirá que você retorne (apenas um voo direto para o Brasil, sem conexões ou escalas), atenção sem a ARB não será permitido seu embarque em um voo para o Brasil.
Se for para outros países ou se seu voo tiver conexões
Caso você vá seguir viagem para outro país ou se tiver conexões no seu retorno, é preciso emitir um passaporte novo, para isso é necessário preencher um formulário on-line e pagar a taxa antes de ir ao consulado, mas verifique sempre com a representação brasileira os procedimentos necessários e faça tudo com bastante antecedência.
O passaporte novo vem sem nenhum visto e se o país exigir um visto você pode verificar como proceder entrando em contato com o consulado do país em questão para ter certeza das informações. O Itamaraty disponibiliza uma lista com as representações diplomáticas estrangeiras no Brasil, mas você pode consultar também no local onde estiver.
Se ainda tiver dúvidas leia mais no Portal Consular do Brasil.
3. Chegar ao Aeroporto com Antecedência
Com todos os documentos necessários em mão, chegue com bastante antecedência ao aeroporto, para evitar o risco de perder o voo devido à atrasos. No meu caso, na Colômbia, tive que explicar o roubo do meu passaporte à diversas autoridades no aeroporto o que levou bastante tempo e se não tivesse chegado cedo poderia ter perdido o voo.
4. De volta ao Brasil
Chegando no Brasil apresente a ARB e o boletim de ocorrência na imigração para ter seu ingresso autorizado.
Pode ser que seu passaporte seja encontrado e enviado para o Achados e Perdidos dos Correios, porém ele não poderá mais ser utilizado, pois ele foi cancelado durante os procedimentos para emissão de um novo documento.
Todos os vistos do passaporte serão invalidados, portanto solicite a emissão dos vistos quando tiver com o novo passaporte em mão.
Você já teve seu passaporte ou algum outro documento perdido ou roubado no exterior? Deixe seu comentário abaixo para ajudar outros viajantes.