Elaborei este pequeno guia sobre o que vestir na Patagônia Chilena para que você não se perca na hora de montar a bagagem e não passe perrengues durante a sua viagem.
Estação do Ano
Primeiro de tudo é importante definir em qual estação do ano você vai viajar, lembrando que mesmo no verão, quando as temperaturas são um pouco mais altas, o vento é muito gelado e forte o que derruba a sensação térmica.
A dica é consultar sites e aplicativos para verificar a temperatura nos dias próximos ao da viagem, mas mesmo que a previsão seja de dias ensolarados leve uma jaqueta a prova d’água, pois o clima na Patagônia costuma ser bem instável e nada melhor do que estar prevenido.
Importante: independente da estação do ano leve sempre protetor solar, protetor labial e óculos solar, pois o índice de radiação UV na Patagônia é muito alto e pode causar danos à pele e aos olhos.
Verão (dez-fev) | > Dias mais quentes e longos com o sol se pondo depois das 21 horas; > Temperaturas temperadas, com máximas em torno de 18 °C e mínimas em torno de 4 °C; > O vento é muito forte, podendo atingir rajadas de até 150 km/h. É muito comum que haja dias de chuva e ventos intensos, o que causa uma sensação térmica muito baixa; > Sem neve nas caminhadas; |
Outono (mar-mai) | > Céu ensolarado, limpo e as cores do outono tomam conta; > Pode haver queda de neve no final da estação; > Meses mais chuvosos do ano; > Os dias são mais curtos, com entre 9 a 13 horas de luz do dia. |
Inverno (jun-ago) | > Dias muito frios e curtos, com uma média de 8 horas de luz do sol; > Bastante neve nas montanhas e em algumas trilhas; > A maioria das trilhas e hotéis ficam fechados; > Temperaturas com máximas em torno de 5 °C e mínimas em torno de -2 °C; > Menos vento que o restante do ano, mas podem ocorrer dias com ventos fortes e sensação térmica muito baixa, onde não é permitida a realização de trilhas. |
Primavera (set-nov) | > Ventos fortes e muitos dias nublados; > Média, entre 12 e 16 horas de luz do dia; > Temperaturas com máximas em torno de 11 °C e mínimas em torno de 3 °C; |
Roteiro da Viagem
Depois de definir a época em que irá viajar, é importante pensar em um roteiro com os tipos de passeio que você pretende fazer, aqui mesmo no blog temos nossos relatos dos vários passeios que fizemos quando conhecemos a região.
>>Acesse aqui todos os artigos sobre a Patagônia Chilena
Na Patagônia chilena é possível fazer vários tipos de passeios como: cavalgadas, navegações, praticar caiaque ou pesca, andar sobre o gelo e claro os conhecidos trekkings de 1 ou vários dias no Parque Torres del Paine.
O Seguro Viagem não é obrigatório para entrar na Chile, mas especialmente se você for conhecer a Patagônia, a contratação dele é indispensável, afinal é sempre importante ter com o que contar em caso de acidente, doença ou mesmo algum problema devido à alimentação diferente da habitual, ainda mais quando se trata de uma viagem com muita aventura.
Utilize a SegurosPromo para comparar diversos planos e seguradoras.
Que Roupas Levar para a Patagônia Chilena
Se pensarmos somente na faixa de temperatura, pensamos em climas suportáveis sem a necessidade de roupas especiais como blusas e calças térmicas, luvas e gorros. No entanto, devido ao famoso e gelado vento patagônico que acontece o tempo todo, a sensação térmica fica muito menor e essas roupas se tornam indispensáveis.
A recomendação é levar roupas leves que podem ser vestidas em camadas, que serão retiradas ou acrescentadas conforme o tipo de passeio e o tempo que estiver fazendo no dia. Damos abaixo um exemplo de como se vestir, mas a quantidade de roupas você deve adaptar para a duração da sua viagem.
1ª camada
- Camiseta térmica de manga longa e gola alta
- Calça térmica de material confortável e de preferência respirável a antiodor; exemplo lã merino
- Meia de cano alto para que não fique com os tornozelos expostos
- Par de luvas
- Gorro com forro interno de fleece na altura dos ouvidos
- Protetor de pescoço (tipo Buff) ou echarpe ou pashmina
- Óculos de sol
2ª camada
- 1 blusa de material isolante térmico como fleece, lã ou moletom
- 1 calça confortável (caminhada ou esportiva) para os passeios; e na cidade pode usar o jeans se, porém não muito justo ao corpo para que fique confortável com a calça térmica.
3ª camada
- Jaqueta impermeável / corta vento
- Polainas (opcional)
- Tênis ou bota confortável (se o passeio tiver muita caminhada, dê preferência a botas impermeáveis de cano alto para evitar torções)
Se você for durante o inverno leve casacos mais pesados e camadas de roupa extra, pois o frio é muito intenso.
Dicas
O uso de luvas no verão é facultativo, elas ajudam bastante, porém se você gosta de tirar muitas fotos talvez possa te incomodar um pouco.
Para os pés, o uso de meias de algodão de cano longo satisfaz muito bem, desde que você não faça caminhadas longas, nessas o ideal é usar uma meia própria de caminhada.
Não acho ideal levar botas ou casacos de couro, além de serem pesados, eles não aquecem muito bem na patagônia.
Se você for fazer trekkings curtos será preciso levar uma mochila com os itens essenciais como: uma garrafa de água, um lanche pro almoço, uma câmera que não seja pesada, protetor solar e protetor labial. Durante o trekking de um dia que fizemos no Parque Torres del Paine levamos apenas uma mochila pequena da Sea-to-Summit com os itens essenciais. Estamos indicando porque gostamos muito dela, que é impermeável e muito compacta (fica do tamanho de um chaveiro quando dobrada).
Dentro dos hotéis há sempre calefação e não precisamos de roupas quentes. Ao olharmos pela janela, um dia maravilhoso e ensolarado, pensávamos que não haveria necessidade de tantas peças de roupas e agasalhos, mas ao sair do hotel para a rua acredite: todas essas peças foram indispensáveis.
Recomendações para Trekkings no Parque Torres del Paine
Se for fazer as trilhas de vários dias no Parque Torres del Paine acrescente os seguintes itens:
- Mochila de 40 litros para o circuito (com capa à prova d’água para cobrir em caso de chuva)
- Mochila de 20-25 litros para caminhadas durante o dia
- Camisetas de manga curta para dias mais quentes ou caminhadas longas
- Botas impermeáveis de trekking de cano alto para evitar torções são essenciais
- Carregadores externos para celular e câmera
- Chinelos (para tomar banho e descanso a noite)
- Lanterna (caso vá ficar em camping ou for fora do verão)
- Cadeado
- Canivete
- Toalha (se for ficar em camping ou refúgio que não ofereça)
- Bastão de trekking (apenas 1 é suficiente)
- Kit de primeiros socorros (analgésicos, anti-sépticos, antialérgicos, repelente, bandagens, etc.)
- Utensílios de cozinha, caso você ache necessário: fogareiro que utilize gás (outros não são permitidos), panela, talheres, isqueiro; potes herméticos
- Sacos para guardar seu lixo