Planejamento e Organização Financeira Para Economizar e Aproveitar Mais Suas Próximas Viagens
Quem viaja com frequência sabe como a organização financeira é essencial tanto na fase do planejamento quanto nos gastos durante a viagem, para não voltar das férias com dívidas, que podem complicar a vida. Para realizar um bom planejamento é necessário o conhecimento sobre finanças, além das informações do destino como pontos a conhecer, duração da viagem, etc.
Nesse contexto, uma excelente forma de buscar conhecimento é a leitura de livros sobre educação financeira, pois estes trazem ensinamentos que vão muito além do mercado financeiro: a maioria propõe uma mudança de mentalidade e atitude, busca de autoconhecimento e educação como forma de complementação à organização financeira. Colocando esse aprendizado adquirido nas leituras em prática você conseguirá desfrutar das viagens com mais tranquilidade.
Confira abaixo uma lista com indicações de alguns dos melhores livros sobre educação financeira para aprimorar seus conhecimentos e hábitos com relação às finanças.
Indicações de Livros de Educação Financeira
Investimentos: Como Administrar Melhor o Seu Dinheiro – Mauro Halfeld
Um dos melhores livros para quem deseja organizar sua vida financeira e ingressar no mundo dos investimentos. O autor utiliza exemplos do cotidiano para demonstrar alguns dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas quando o assunto é a administração das finanças pessoais. Todos os conceitos são apresentados de forma muito clara, com uma leitura simples e bem acessível. Foi um dos primeiros livros que li sobre o assunto e com certeza um dos melhores até hoje.
Se você gostou, leia também: “Como organizar sua vida financeira”, de Gustavo Cerbasi
Mais Tempo, Mais Dinheiro – Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi
Os autores, Christian Barbosa especialista em gerenciamento de tempo e Gustavo Cerbasi em finanças pessoas, buscam desenvolver conceitos que equilibram a educação financeira e organização de tempo de forma sustentável, com dicas detalhadas e práticas, que incluem classificar as atividades diárias em ordem de importância, restringir os grandes ladrões do tempo (como redes sociais), melhorar a qualidade de consumo e investir em educação financeira. Eles procuram demostrar que esses dois fatores precisam coexistir em equilíbrio para que se experimente o verdadeiro sentido de prosperidade e para que se possa atingir seus objetivos.
Se você gostou, leia também: “A Tríade do Tempo”, de Christian Barbosa
Investimentos inteligentes – Gustavo Cerbasi
Nesse livro Cerbasi, ensina que não existe um único investimento perfeito, mas sim estratégias mais indicadas para cada pessoa, de acordo com seus objetivos e necessidades. Um livro muito bem escrito e perfeito para quem quer se aprofundar um pouco mais nos conhecimentos sobre investimentos.
Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki
Um dos maiores clássicos da educação financeira não poderia ficar de fora dessa lista. O autor mostra, através de uma escrita leve e didática, suas experiências pessoais, quando aprendeu sobre construção de riqueza, finanças pessoais e empreendedorismo. O título se refere aos dois “pais” de Kiyosaki: o “pai rico” que transmite seus conhecimentos sobre administração de dinheiro e o “pai pobre” que é o seu pai biológico e pouco lhe ensina sobre educação financeira. Uma história repleta de lições sobre a forma como nos relacionamos com o dinheiro e que serviu de inspiração a diversos investidores e empresários por todo o mundo. Um ponto a destacar desse livro é que ele representa a realidade econômica americana, que é diferente da brasileira, então é preciso ponderar algumas situações, mas os conceitos gerais se aplicam perfeitamente.
Complemente sua leitura com o livro do mesmo autor: “Independência Financeira: o Guia Para a sua Libertação”
Pessoas se preocupam excessivamente com dinheiro e não com a sua maior riqueza, a educação.
Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi
O último livro de Cerbasi nesta lista chama a atenção para as finanças para casais. Um livro de fácil compreensão e excelente para entender que não importa quanto o seu parceiro ganha, o que realmente importa é que cada um pode contribuir um pouco para realizar os sonhos do casal, poupando ou investindo. Um bom ponto de partida para quem está perdido nas finanças familiares em qualquer fase do relacionamento.
Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker
Neste livro, o autor apresenta diferenças entre a forma de pensar dos milionários e das pessoas comuns. Você vai aprender sobre como as pessoas bem-sucedidas lidam com dinheiro, vida e negócios. Eker destaca que primeiro é preciso mudar sua mentalidade, só então você estará apto a adquirir novos hábitos, que não levam em consideração apenas o dinheiro em si, mas também a riqueza mental, emocional e espiritual em conjunto.
Se você gostou, leia também: “Pense e Enriqueça”, de Napoleon Hill
O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason
Publicado sob forma de panfletos em 1926, este é até hoje um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros. O livro é escrito em forma de parábolas, com histórias simples e rápidas de ler e que trazem ensinamentos interessantes e relevantes sobre finanças pessoais, mostrando soluções aplicáveis ainda hoje para: evitar o desperdício e a falta de dinheiro, aprimorar a busca de conhecimento e educação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, entre outras.
Livros mais avançados
O Investidor Inteligente – Benjamin Graham
Um livro indispensável para qualquer pessoa mais experiente em investimentos. Graham é considerado um dos maiores consultores de investimentos americanos e neste livro mostra como diversificar investimentos, ensina sobre análise fundamentalista e alocação de ativos a partir suas estratégias para alcançar o sucesso financeiro no longo prazo.
Se você gostou, leia também: “O Jeito Warren Buffett de Investir”, de Robert G. Hagstrom
Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffett – Mark Tier
Esta obra mostra como Buffet e Soros, dois dos maiores investidores da história, começaram do nada e juntaram fortunas exclusivamente por meio de investimentos. Os dois são conhecidos por terem estratégias quase que opostas: Buffett compra ações e empresas a preços baixos e prefere mantê-las para sempre, enquanto Soros é famoso por suas apostas extremamente rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro. O livro sintetiza 23 hábitos em comum entre os dois investidores para você entender que há diversos caminhos para se chegar ao sucesso financeiro.
Se você gostou, leia também: “O Jeito Peter Lynch de Investir”, de Peter Lynch
Os Axiomas de Zurique – Max Gunther
O autor mostra como os banqueiros e os homens mais ricos da Suíça obtiveram êxito ao gerenciar diversos tipos de investimentos depois da Segunda Guerra Mundial, investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de commodities a moedas estrangeiras. Gunther apresenta as regras que foram adotadas por esses banqueiros para gerenciar riscos e aumentar lucros, em forma de axiomas que podem ser adotados em várias situações.
>> Leia também nossa recomendação de livros de viagem
Os livros foram recomendados por iniciativa própria, mas se você comprar pela Amazon utilizando os links acima, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Prezamos pela transparência com os leitores, todo o conteúdo de caráter comercial é sinalizado como tal.