Por que não aproveitar esse período de quarentena para viajar através dos livros enquanto não podemos colocar o pé na estrada? Encontre aqui uma seleção de livros que despertam a vontade de viajar, mesmo que através da experiência de outros, ampliando nossos horizontes, nos transportando para lugares distantes ou até tempos longínquos.
Reunimos nesta lista alguns livros de viagem, de clássicos a contemporâneos, esperamos que você aproveite e se tiver alguma outra recomendação escreva nos comentários para complementar nossa seleção.
Na Natureza Selvagem
Começando por esse que é um dos meus livros preferidos. O livro, escrito Jon Krakauer, narra a história verídica de Chris McCandles, que adotou o pseudônimo de “Alexander Supertramp” e fez sua jornada solitária de viagem, pegando caronas, vivendo em acampamentos e cidades-fantasmas do Oeste dos EUA até chegar ao Alasca, seu destino final e trágico. O livro detalha todo o trajeto da aventura de McCandles pelo país com base em pesquisa e relatos das pessoas com as quais ele conviveu e ainda compara a história do jovem com a de outros aventureiros solitários que tiveram fins trágicos. É um daqueles livro que faz pensar muito, mesmo após o termino da leitura.
On The Road
O livro que marcou a geração Beat dos EUA, que a partir dos anos 50 colocava a mochila nas costas e o pé na estrada, propondo uma nova vida livre das imposições sociais e a constante busca pela liberdade, se importando mais com a jornada do que com o destino. Escrito de forma frenética por Jack Kerouac, inspirado em aventuras e fatos reais, conta a sua trajetória e de seu amigo Dean Moriarty enquanto eles cortam os EUA de leste a oeste pela Rota 66, num roteiro regado a álcool, drogas e jazz, vivendo experiências inacreditáveis. Um livro para se ler de forma tão frenética quanto Kerouac o escreveu.
Cem Dias Entre Céu e Mar
Escrito pelo navegador e escritor brasileiro Amyr Klink, o livro narra sua travessia pelo Atlântico Sul entre a costa da Namíbia, na África e Salvador, Bahia. Ele superou as 3.700 milhas náuticas em um barco a remo com pouco menos de 6 metros de comprimento, não completamente sozinho, mas acompanhado de dourados, baleias, tubarões e muitos outros companheiros que encontrou pelo caminho. Mantendo um regime de trabalho diário e executando com precisão o que diziam seus estudos, o capitão do I.A.T. superou tempestades, capotagens e encontros com animais que poderiam acabar com seu barco, sem oferecer resistência a eles, mas compreendendo o que é o mar, os seres que nele habitam e qual o papel dele naquilo tudo. É emocionante ver como Klink lida com as situações adversas e tocante ver como ele vai se comportando em meio à solidão na qual se encontra.
Dica: Se você gostou de Cem Dias Entre Céu e Mar leia também Mar sem Fim, do mesmo autor.
>> Leia nossa análise completa sobre “Cem Dias Entre Céu e Mar”
Viajando com Charley
Livro do premiado autor John Steinbeck, ganhador dos prêmios Pulitzer e Nobel de literatura, conta as suas aventuras vividas ao lado de seu poodle Charley enquanto eles atravessavam os EUA em uma picape na década de 60. Steinbeck, então com 58 anos e uma doença do coração que o mataria 8 anos depois, desejava redescobrir os EUA e registrou impressões, conversas com moradores e situações inusitadas, nessa que é uma das melhores obras do autor. O livro é contestado por alguns que consideram que grande parte dos diálogos e situações do livro foram inventados por Steibneck, o que de modo algum diminui a grandeza dessa obra.
Grandes Viagens, Lonely Planet
Um excelente livro para dar presente para aquela pessoa que adora viagens. O guia convida os leitores a se inspirar através de belas fotos e desbravamento de rotas por todo o mundo, desde as mais conhecidas até algumas pouco percorridas, com mais de 70 roteiros agrupados por temas.
Dica: Se você gostou de Grandes Viagens leia também 100 Viagens Inspiradoras, da Publifolha.
A Volta ao Mundo em 80 Dias
Para finalizar nossa lista, esse que é um dos maiores clássicos da literatura mundial e que continua inspirando até hoje. A história escrita por Jules Verne, conta a trajetória do inglês Phileas Fogg, que aposta ser capaz de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias, arriscando 20 mil libras e acompanhado apenas de seu empregado recém-contratado, o francês Jean Passepartout. Essa é uma incrível história repleta de aventura pelos mais diversos locais, culturas e situações. Aproveite para relaxar com um livro bem leve e dar a volta ao mundo com os personagens!
Há dois anos ele caminha pela terra. Sem telefone, sem piscina, sem animal de estimação, sem cigarros. Liberdade definitiva. Um extremista. viajante estético cujo lar é a estrada […] E agora, depois de dois anos errantes, chega à última e maior aventura…
Mais Recomendações de Livros de Viagem
Encontre aqui mais algumas ótimas indicações de livros de viagem inspiradores:
>> Veja também nossa recomendação de melhores câmeras de viagem
Os livros foram recomendados por iniciativa própria, mas se você comprar pela Amazon utilizando os links acima, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Prezamos pela transparência com os leitores, todo o conteúdo de caráter comercial é sinalizado como tal.